Pages

quarta-feira, 5 de outubro de 2011


Semana passada estive junto com outras blogueiras no almoço de divulgação do Outubro Rosa 2011, promovido pelo Mulher Consciente, da Roche. 

Estiveram presentes a jornalista Ana Paula Padrão, que com seu portal Tempo de Mulher é a madrinha da causa entre as blogueiras e a médica Maira Caleffi, atual presidente da FEMAMA que nos mostrou como ainda é absurdo o tempo que a mulher atendida pelo SUS deve esperar entre o diagnóstico e o início do tratamento, cerca de 180 dias!

O câncer de mama tem cura sim, desde que detectado em seu estágio inicial. Cada milímetro que o câncer avança vai diminuindo as chances de cura.

Há alguns anos, muito se falava no auto-exame, que ajuda a detectar a presença de alterações, mas normalmente, quando um tumor pode ser sentido no auto-exame, ele já está em estágio avançado. O melhor método para detectar a presença de tumores é a mamografia. em alguns casos, outros exames mais avançados podem se fazer necessários, mas na maioria dos casos, tumores em estágio inicial são detectados pela mamografia.

Por isso a importância do Dia Rosa! A idéia de adotar o seu Dia Rosa é pra que você sempre se lembre dessa data especial, que é pra cuidar de você!Seu Dia Rosa é o dia da sua mamografia anual.

Toda mulher acima de 40 anos deve fazer sua mamografia anualmente.

Toda mulher acima de 40 anos tem o direito de fazer sua mamografia anual pelo SUS.

Infelizmente, nem todas têm acesso ao exame. Mamógrafos quebrados, falta de hospitais e muitos outros problemas fazem com que a lei não seja cumprida.

Mesmo entre as que têm condições de fazer o exame (por terem convênio particular ou por poderem pagar), muitas não fazem. Já ouvi muita mulher informada com aquele papinho de "quanto mais a gente procura, mais a gente acha". SÉRIO, GENTE?

Tá todo mundo sabendo da importância em se detectar o tumor o mais cedo possível e ainda tem gente que tem coragem de ir adiando?

Uma coisa legal que foi falada pela Dr Maira foi a idéia de que


"Se não for por você, faça por mim!"


Pesquisas mostram que quando questionadas sobre suas prioridades, as mulheres colocam em primeiro lugar os filhos, a educação dos mesmos e só depois seus próprios interesses. Sabe aquela mulher que vem postergando a mamografia com medo de encarar as possibilidades? É assim que a gente vai convencê-la da importância de se cuidar. Se você não se cuidar, como é que você vai poder cuidar da gente? E então? Qual a sua prioridade?


 
Copyright (c) 2010 It's a Wonderful Life. Design by WPThemes Expert

Themes By Buy My Themes and Direct Line Insurance.